E como você pode fazer isso? Fazendo um belo destralhe na sua casa.
Ah, eu adoro fazer isso… desentralhar a casa. Tirar fora tudo o que não é utilizado mais , o que está ocupando espaço desnecessariamente. O problema é que eu tenho preguiça de fazer isso… eu confesso!
Morro de preguiça de desentulhar… se pudesse, ficava deitada numa rede, comendo uvas, sentindo a brisa e só apontando e falando: isso é doação, isso vai pro lixo, isso fica… e plim, cada coisa toma seu destino!
Mas a vida não é assim e se se a gente não colocar a mão na massa, as coisas vão continuar onde estão e pior de tudo: deixando sua casa cheia de coisas que não tem utilidade.
Renove as energias da sua casa
É certo que, quando realizamos uma limpeza na nossa casa, as coisas fluem melhor. Primeiro porque você está deixando o ambiente limpo e organizado, liberando espaço. Jogando fora o que não é mais necessário e doando os itens que estão em bom estado, mas que aí na sua casa não tem mais utilidade, você dá espaço para a sua casa, para você! Você abre a sua casa para coisas novas e não digo apenas coisas materiais. É muito gostoso ver aquele cômodo que antes era todo bagunçado e entulhado, agora todo limpo e organizado. Você tem mais energia para lidar com a limpeza no futuro simplesmente porque não vai ter um monte de coisas para arrumar e limpar.
Hora do destralhe
Não é tão complicado assim. Você pode fazer tudo de uma vez ou simplesmente pegar um cômodo por dia e ir desentulhando sua casa no seu ritmo. Já deixa dois sacos separados e identifique o que será doação e o que vai pro lixo.
Então, vamos ao check list da limpeza:
Abra o guarda roupas e mãos à obra. Com certeza deve haver alguma roupas ou sapato que você não usa mais e pode fazer a alegria de outra pessoa. Peça ajuda dos filhos para separar os brinquedos em bom estado para doação e os quebrados direto para o lixo.
Cremes, remédios e maquiagem com prazo de validade vencidos há tempos.
Meu sonho era ter uma biblioteca em casa. Ter uma estante que cobrisse toda a parede e nela prateleiras repletas de livros.
Aí eu virei dona de casa e percebi que isso juntaria a maior poeira e daria muito trabalho para manter, limpar e arrumar 😃
Brincadeiras à parte, percebi que livros não são feitos para ficar parados numa estante dentro de casa. Livros devem circular. Se você já leu, doe, empreste, passe pra frente. Compartilhe com alguém a oportunidade de se emocionar com uma boa estória.
Veja os papéis velhos que podem ser jogados no lixo; os que forem importantes, separe numa pasta e guarde em lugar seguro. As revistas e jornais sem utilidade vão para o reciclado.
Equipamentos antigos, fios, carregadores… tudo isso pode ir para alguma instituição que fará o descarte correto das peças.
Ah, eu tenho certeza que você ter algum potinho sem tampa ou rachado aí na sua cozinha.
Louças trincadas, potes sem tampas ou quebrados, alimentos vencidos, panos de limpeza rasgados, panos de chão velhos… descarta tudo isso. Você não vai usar!
A garagem é um lugar onde junta muita tranqueira. Praticamente tudo fica acumulado dentro desse lugar.
Tente ver o que está velho demais e descarte. Aproveite para ver tudo o que não é mais necessário e que você não vê mais utilidade. Doe ferramentas ou outros objetos.
Dependendo do estado dos itens separados, dá até pra juntar uma graninha extra vendendo-os pela internet.
Missão cumprida
Como foi dito alí em cima, você não precisa fazer tudo de uma vez. Parece um trabalhão, mas é algo simples de se fazer. Com o tempo você vai notar que sua casa vai respirar melhor, você não vai perder tanto tempo na limpeza da casa, porque isso vai se tornar algo simples e rápido.
Não tenha medo! Pratique o desapego, renove as energias da sua casa e viva feliz!